Como manter o cérebro cheio de vida

Sabia que o QI vai caindo a partir dos 30. Já nos aconteceu esquecer do nome de alguém, do sítio do estacionamento do carro. Ora bem a memória decai tal e qual como a densidade óssea, a visão, a tonificação muscular. Assusta bastante qualquer pessoa, até porque existe o Alzheimer ou a demência. Ora podemos retardar estes problemas ou mesmo evitar através do exercício físico e alimentação. Segundo estudos as pessoas que fazem exercício de forma regular reduzem em 45% o rico de Alzheimer, porque o exercício físico permite que o coração trabalhe melhor e ajuda a estimular pequenos vasos sanguíneos transportando melhor a glicose e nutrientes para o cérebro.

Deve sempre estimular o cérebro com aprendizagens novas e a comida certa para o cérebro.

A comida certa? Vamos começar por falar da curcuma, que se encontra muito na comida indiana, esta aumenta a proteína boa do cérebro chamada de ApoE.

O stress e comer gordura saturada e açúcar refinado também ajuda a aumentar a inflamação e ajudam ao declínio cerebral.

Então vamos fortalecer o cérebro das gorduras saudáveis, ou seja as ómega 3 que são gorduras flexíveis como o peixe, e dentro deste o peixe gordo como o salmão, sardinha, cavala, atum. Um estudo publicado no Journal of the American Madical Association mostrou que as pessoas com um nível mais alto de gorduras que se encontram no peixe tinham uma redução de 47% de risco de desenvolver demência.

Outra categoria de alimentos essenciais para manter a saúde cerebral e o coração a bater bem são as frutas, vegetais e sementes. UM estudo britânico realizado em 2015 com 2500 pessoas revelou que o consumo de sementes de sésamo, linhaça e abóbora estava associado a um menor declínio das funções cognitivas de memória e de processamento de informação, uma vez que estes alimentos têm uma substância chamada de lignina.

Adote também o chocolate preto, chá, vinho tinto e mirtilos como o açúcar que o cérebro precisa. Estes alimentos possuem os flavanóis, que ajudam a conexões cerebrais e a proteger das inflamações. Quanto mais inflamação tiver o corpo maior o declínio cognitivo, assim as pessoas com excesso de peso estão em maior risco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui