Dietas erradas e dietas acertadas

Nas redes sociais circulam várias dietas com promessas de perder muitos quilos. Não se iludam, é possível emagrecer e estar bem nutrido mas de forma saudável mas não com soluções radicais.

Assim vou falar de 5 dietas que podem prejudicar bastante a saúde e sem resultados a longo prazo.

1 – Tomar medicamentos e suplementos para emagrecer. Os produtos enriquecidos com proteína e consumidos de forma continuada pode agravar problemas renais, aumentar o risco de osteoporose e riscos para o coração. As dietas hiperproteica prolongada à base de proteínas limitando ao máximo os hidratos de carbono estiveram na origem de alguns casos de morte no EUA, por se suspeitar que este tipo de dieta provoca atrofia do músculo cardíaco, com séria ameaça de paragem cardíaca. Esta dieta é extremamente ácida provocando uma perigosa redução dos níveis de potássio e de cálcio no sangue.

2 – Alimentação à base do regime detox que fazem perder água mas também diversos sais minerais essenciais ao organismo. Depois bebidas feitas à base de legumes crus podem trazer problemas como bactérias se não forem bem lavados e apresentam elevado níveis de nitratos e de ácido oxálico. Segundo a Autoridade Europeia para a segurança alimentar o consumo diário de ácido oxálico superior a 180 miligramas aumenta o risco de formação de cálculos renais e prejudica a absorção de minerais como o ferro, potássio e cálcio, Basta um smoothie para atingir este valor. Para além de proporcionar uma dieta desequilibrada porque falta os hidratos de carbono.

3- Saltar refeições para reduzir calorias. Saltar uma refeição tem o efeito inverso, ou seja engorda porque a sensação de fome aumenta e na primeira oportunidade o organismo armazena tudo e ob a forma de gordura sem eliminar porque sente necessidade de armazenar.

4 – Cortar por completo nas calorias. Estas dietas são muito restritivas em termos calóricos e o organismo adapta-se aos períodos de carência , guardando tudo para não faltar, tornando-se difícil perder peso.

5 – Eliminar determinados alimentos provoca desequilíbrio no organismo. Para o bom funcionamento do organismo é necessário todos os nutrientes. Ou seja hidratos de carbono complexos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais, fibra e água. Os hidratos de carbono complexos presente no pão, arroz, massa e leguminosas ajudam a ter energia e a regular o apetite, estes devem fornecer metade da energia que precisamos diariamente mas também não exagerar. Às gorduras devemos ir buscar um terço da energia e cerca de um quinto às proteínas. Mas o organismo também tem que ir buscar as vitaminas, fibra, minerais e água então tem que se ingerir toda a alimentação recomendada pela roda dos alimentos. Ou seja a alimentação tem que ser com a ingestão de um e meio a três litros de água por dia, cerca de 28% de cereais e tubérculos, 23% de hortícolas, 20% de fruta, 18% de lacticínios, 5% de carne, peixe e ovos, 4% de leguminosas, 2% de gordura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui