Osteoporose

A osteoporose surge quando começa a haver uma redução de densidade óssea, enfraquecendo os ossos tornando-os suscetíveis a fraturas.

As causas são o envelhecimento, a deficiência de estrogênio, o baixo nível de vitamina D, baixo nível de ingestão de cálcio. Prevenir é o melhor remédio.

A eficácia da prevenção é tanto maior, quanto mais cedo for iniciada, uma vez que com a idade se perde densidade óssea. É preciso começar por volta dos 50 anos e nas mulheres cujo capital ósseo tem tendência para descer deve ser a partir dos 35-40 anos.

O exercício físico e a prática de desportos ligeiros têm uma certa eficácia na manutenção óssea, conforme já foi demonstrado em diversos estudos.

A prevenção das carências em vitamina D, também tem importância. O consumo de álcool e tabaco faz mal se for excessivo.

A absorção de cálcio pelo intestino diminui com a idade e os idosos são incapazes de se adaptar a uma ingestão reduzida. As doses diárias de 600-700 mg são insuficientes. É preciso 900 a 1000 mg antes da menopausa e de 1200 a 1500 mg depois. Os suplementos de cálcio podem diminuir a perda óssea em cerca de 50%. A recomendação de um abundante consumo alimentar de leite e lacticínios é justificada.

Uma caneca de leite cerca de 250 ml fornece 300 mg de cálcio. O mesmo para dois iogurtes. Para obter 1200 mg de cálcio por dia por exemplo é beber meio litro de leite, mais 30 gr de queijo emmenthal e dois iogurtes. Os frutos e legumes também têm cálcio mas em quantidades reduzidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here