Muitas vezes perante estados de ansiedade, stress ou tristeza as pessoas refugiam-se na comida de forma errada. Mas a comida usada de forma correta pode pode mesmo alterar a química do cérebro e equilibrar as hormonas que influenciam o estado emocional. O stress não faz bem ao sistema circulatório, danificando artérias. A glicémia dispara e leva a pessoa a agarrar os açúcares simples, o corpo e a alimentação ficam avariados.
As hormonas que regulam a tristeza são a serotonina e dopamina. Quando estão baixas, a pessoa sente-se triste. O doce estimula as duas. Então qual a solução através da alimentação?
Então procure alimentar-se para se sentir bem todos os dias. Desta forma consuma proteína, hidratos de absorção lenta, frutas e vegetais. Estamos a falar por exemplo de frutos secos, batata doce, feijão, salmão, carne.
À medida que envelhecemos não absorvemos tão bem a vitamina B12. A B12 ajuda as células nervosas a comunicar umas com as outras. Quando os níveis são baixos as células têm mais dificuldade em enviar e receber mensagens, deixando-as permeáveis a preocupações e ansiedade.
A B12 só se encontra em produtos de base animal, incluindo o marisco e peixe, ovos, laticínios. O ómega 3 protege contra transtornos de humor e ansiedade porque melhora o funcionamento cerebral. As gorduras saudáveis ajudam as membranas das células do cérebro a serem mais flexíveis e conseguem rapidamente criar novas ligações e combate ao stress.
Assim, utilize a comida como uma receita para se sentir bem todos os dias e ser mais feliz